Acredito que TODAS as pessoas do mundo deveriam ter conhecimento sobre esse assunto. Todos nós comemos e a escolha do que colocamos na nossa mesa afeta diretamente o futuro do Planeta.
Ao contrário do que muitos pensam, a Agricultura Regenerativa NÃO é uma única forma de se produzir alimentos. É um conceito que envolve qualquer prática agrícola que causa um efeito de REGENERAÇÃO da NATUREZA e da VIDA através dos seus processos de operação.
Considero 4 principais indicadores de regeneração: ÁGUA, SOLO, BIODIVERSIDADE E CARBONO.
Portanto, para ser regenerativo, um produtor deverá sequestrar carbono atmosférico, aumentar a biodiversidade, recuperar o solo e trazer mais água para o local do que utiliza.
O seu oposto é a agricultura degenerativa, que engloba qualquer prática agrícola que causa um efeito de destruição e degradação da Natureza. E também não é algo binário, pois o nível de regeneração/degeneração varia de lugar pra lugar e deve ser medido em escala. Um produtor pode ser mais regenerativo do que outro também regenerativo.
Usar qualquer tipo de defensivo químico não é ser regenerativo. Usar fertilizantes químicos que degradam o solo no longo prazo não é ser regenerativo. Esgotar a água da região pela irrigação não é ser regenerativo. Usar insumos externos com uma alta pegada de carbono não é ser regenerativo.
Uma das principais características da Agricultura Regenerativa é o uso da ADUBAÇÃO VERDE, biomassa (folhas, galhos, troncos) como fonte de nutrição e proteção do solo.
Outro ponto extremamente importante é a não dependência de insumos e recursos externos. Produzir os recursos necessários e trabalhar de forma cíclica é essencial!
Como sociedade é URGENTE a necessidade de tornar práticas agrícolas regenerativas o padrão da produção de alimentos. O alimento que colocamos na nossa mesa não nasce no supermercado. Existe todo um processo de produção por trás, o qual pode ter um impacto positivo ou negativo no planeta.
Consumir alimentos químicos degenerativos é fazer parte da destruição do Planeta. Consumir de produtores regenerativos locais é MUITO melhor tanto para a Natureza, quanto para a saúde.
Mas como saber se um alimento é regenerativo ou não? Como saber a origem e a forma como foi produzido? Onde encontro produtores regenerativos?
Hoje as respostas dessas perguntas não são fáceis, mas a Sintrop irá resolver esse problema levando transparência para o consumidor através da tecnologia da Blockchain!