Qual seu sentimento ao ver as imagens das queimadas que estão ocorrendo no Brasil?
O meu é uma mistura de tristeza, medo e impotência. Tristeza de imaginar o quanto o Planeta está perdendo de biodiversidade. Medo de pensar que talvez secas extremas fiquem cada vez piores com o agravamento das mudanças climáticas. E impotência perante a força da Natureza.
A biodiversidade é um dos bens mais preciosos da Terra e é fundamental para nossa sobrevivência. Desde os primórdios, a vida que conhecemos vem evoluindo, e com isso hoje habitamos um mundo com inúmeras espécies distintas, cada uma cumprindo a sua função na Natureza. A devastação de árvores e plantas com as queimadas é enorme. Aves, mamíferos, peixes, répteis, insetos, fungos, bactérias e microorganismos perdem o seu habitat e muitas vezes também a vida.
E se isso for apenas o início? E se com o advento das mudanças climáticas as secas se tornem cada vez mais severas? E que ano após ano piorem, podendo chegar a secar regiões inteiras e afastar consigo formas de vida que aqui habitam? As secas também criam ecossistemas extremamente favoráveis a combustão e as queimadas emitem novamente todo o CO2 que a Natureza deu duro para sequestrar através do processo da fotossíntese, criando um ciclo virtuoso que me assusta de pensar o impacto ao longo de décadas e séculos.
Combater o fogo é algo extremamente difícil, principalmente após as chamas se espalharem. Portanto os focos de incêndio deveriam ser apagados o mais rápido possível, quanto mais rápido maiores são as taxas de sucesso. Porque depois complica e a operação de combate é talvez uma das mais árduas e perigosas tarefas de todas. Pessoas comuns pouco podem fazer e a imensa maioria da população depende de uma água da qual nem sabem de onde vem, o que nos torna extremamente vulneráveis, afinal não vivemos mais do que poucos dias sem água.
Mas então o que fazer?
Precisamos de uma conscientização global de que não se pode tacar fogo em nada por nada, não há justificativa. Nenhuma prática agrícola deveria ter o fogo como estratégia de manejo, técnica que infelizmente ainda é utilizada em muitos locais pela agricultura industrial e também pela familiar. Outro ponto é o hábito de “limpar” terrenos e áreas de vegetação com fogo. É muito mais conveniente para criminosos colocarem fogo para abrir área do que ter o trabalho de cortar. Colocar fogo na vegetação deveria ser um dos piores crimes ambientais de todos e temos que erradicar esses hábitos da nossa sociedade o quanto antes, é um atentado contra todas as formas de vida presentes e também futuras que deixarão de existir. A matéria orgânica das plantas possui CO2 estocado em forma de biomassa e deve ficar sempre no solo.
Precisamos regenerar ecossistemas terrestres o mais rápido possível. Quanto maior a área em processo de regeneração, maior a chance de minimizar ou reduzir secas severas no futuro. O ideal seria um êxodo urbano massivo para o campo e a população unir forças para agroflorestar regiões inteiras. Se a humanidade for capaz de regenerar uma área equivalente a que já destruiu em toda sua história, provavelmente voltaríamos a ter um ambiente favorável para a vida aqui prosperar.
Em terceiro investir em tecnologias verdes que possam resolver grandes problemas que atualmente não possuem soluções viáveis, como por exemplo incentivar economicamente a regeneração, uma reforma agrária diferente, máquinas e equipamentos que tornem a produção agroflorestal mais eficiente e por aí vai.
Infelizmente, seres humanos ainda gastam recursos e vidas brigando e guerreando entre si, quando na verdade nosso nosso verdadeiro inimigo são as forças extremas da Natureza, que tendem a intensificar cada vez mais desastres e a escassez de recursos.
Ou vamos nos conscientizar e passar a deixar de tacar fogo e a regenerar ecossistemas o mais rápido possível, ou nos restará torcer para que a Natureza tenha misericórdia de nós.
Portanto se você ver alguém colocando fogo, denuncie. Jamais jogue qualquer tipo de bituca de cigarro, mesmo que apagada, na vegetação. Busque saber a origem dos itens que consome e não compre de pessoas e empresas suspeitas de utilização do fogo ou de desmatamento.